ESCOLA DE MÚSICA DA BANDA A.H.B.V. ALCOENTRE

A Escola de Música da Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre é da responsabilidade da Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre (Banda da A.H.B.V.A.) e tem como finalidades: formar artística e tecnicamente os instrumentistas que visem integrar a Banda da A.H.B.V.A., facultando a aprendizagem musical e técnica a futuros instrumentistas que se enquadrem nas áreas de estudo disponíveis da Escola de Música.

Segundo diversos estudos a música: melhora a coordenação motora; desperta a sensibilidade e criatividade; ajuda as crianças a comunicar harmoniosamente; promove o trabalho em grupo; aumenta a autoestima e a concentração; potencia a memória; facilita a aprendizagem do alfabeto, da matemática, de outros idiomas, etc.

Para que essa missão possa ser concretizada existem na Escola de Música professores e monitores para o acompanhamento nas diferentes áreas das crianças e jovens que frequentam a Escola de Música da Banda da A.H.B.V.A.

À semelhança da Banda, a Escola de Música divide-se em três grandes áreas: madeiras, metais e percussão.

Nesta Escola de Música existem presentemente em funcionamento as disciplinas de solfejo, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, bombardino, tuba e percussão.

Ao longo dos últimos anos, têm-se vindo a desenvolver diversas ações de angariação de alunos para a Escola de Música junto da comunidade, em especial da Comunidade Educativa de Alcoentre.

Pretende-se desta forma, atrair mais crianças e jovens à Escola de Música (e consequentemente à Banda da A.H.B.V.A.) numa perspetiva de integração e prevenção de problemas sociais, pois a Escola de Música e/ou a Banda, são também escolas onde além dos ensinamentos já evocados, se ministram também valores humanos e de cidadania.

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
Produce by bv@ webte@m 2019