José António Peixoto Veloso, Iniciou os seus estudos Musicais em Lisboa.

 Em 1990 ingressou na Academia de Amadores de Música de Lisboa e, no mesmo ano ingressa na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, na classe do professor Jaime Carriço. Ainda no Conservatório Nacional estudou com os professores Rui Martins (Clarinete) e Armando Vidal (Música de Câmara).

Em 1991 ingressa na Banda da Armada, com a qual se deslocou já ao arquipélago dos Açores, França e Estados Unidos da América.

Em 1996 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou Clarinete com o Professor Manuel Jerónimo e Música de Câmara com os professores Jorge Moyano, Irene Lima e Olga Prats. Tendo concluído o grau de Licenciatura no ano 2000, com a classificação média final de 16 valores,

 Frequentou diversos cursos de Clarinete com os professores Rui Martins, Anders Aberg e Manuel Jerónimo. Enquanto aluno da Escola de Música do Conservatório Nacional, fez ainda parte da Orquestra Domingos Bomtempo e Orquestra de Clarinetes José Canongia.

Pertenceu à Orquestra Sinfónica Juvenil (1997), Orquestra Clássica do Algarve (2000/01) e integrou a Orquestra da Foco Musical e o Quarteto Clarinete Modus, com o qual realizou concertos em Zaragoza (Espanha), como músico convidado.

Em 1998 frequentou a Master Class da Classe do Professor Alois Brandhofer, no " Internationale Sommerakademie Mozarteum " em Salzburg- Austria.

Participou em vários Festivais - 1º Festival Internacional de Músicas Contemporâneas em 1998, e no Festival " Música Viva " em 2000, onde estreou obras de compositores portugueses.

No ano letivo 1999/2000 foi professor de Clarinete no Conservatório Regional do Algarve (Faro).

Entre os anos de 2003 e 2006 foi professor de Clarinete no Conservatório Regional do Baixo Alentejo (Beja).

Nos anos de 2003, 2004 e 2005 frequentou o Curso de Direção de Banda com os Professores Délio Gonçalves e Jo Conjaerts (Professor de Direção de Banda do Conservatório de Maastricht, na Holanda)

Nos anos de 2004 e 2005 participou no “ Corsi de Perfezionamento Musicale” de Orquestra de Sopros dirigido pelo Maestro Jo Conjaerts, em Spilimbergo – Itália., nos quais dirigiu alguns concertos em várias localidades do Norte de Itália.

Entre 2005 e 2006 estudou na Holanda (Orquestração e Direção de Banda), com o professor Jo Conjaerts.

No ano de 2006 prestou na Banda da Armada provas públicas (Direção, Orquestração e História da Música) para Oficial Músico da Armada. Tendo frequentado posteriormente o Curso de Formação Militar Complementar de Oficiais, na Escola Naval, após o qual foi promovido ao posto de sub-tenente.

Em 2008 realizou uma pós-graduação em Direção de Orquestra de Sopros, no Instituto Piaget.

Atualmente, com o posto de Primeiro-tenente, desempenha as funções de subchefe da Banda da Armada.

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
Produce by bv@ webte@m 2019