História da Banda

   A Banda de Música da Associação dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre, foi fundada, em Julho de 1886, época em que se generalizou a criação de Sociedades Filarmónicas por todo o País.Segundo informação recolhida por alguns sócios antigos e já falecidos, a Banda teria tido como primeiro impulsionador o Conselheiro Frederico de Gusmão Correia Arouca, grande proprietário e político influente na região e no país, que à sua custa, terá comprado os primeiros instrumentos e fardamentos para os músicos. Surgíu assim, a primeira “ Sociedade Filarmónica Alcoentrense “ dirigida por José Afonso Soares de Aguiar, no entanto, por dificuldades económicas, entre 1920 e 1936 a Filarmónica teve de interromper a sua actividade.

   Com a criação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre, fundada a 08 de Julho de 1936, foi integrada na mesma, passando a denominar-se “ Banda de Musica dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre “.A partir de então, e até aos nossos dias, tem-se mantido sempre em actividade, tendo nos últimos anos, atingindo um elevado grau musical, daí ser solicitada a participar em vários Festivais de Música, dos quais destacamos 1983, o Festival Convívio de Música de Sines, em 1984 o Festival E.D.P. de Bandas de Música, em 1985 o 3º. Festival de Bandas Civis de Silves, em 1991 o Festival de Bandas de Música Civis em Lagos, em 1997 o Festival de Bandas de Música Civis em Oeiras, no ano 2000 o Festival de Bandas de Música em Aljezur, em 2001 / 2002 intercâmbio com a Filarmónica Calhetense da ilha Açoreana do Pico, 2003 o Festival de Bandas de Musica da Cidade do Porto, bem como, esteve sempre presente nos Encontros Anuais de Bandas de Música do Concelho de Azambuja.Organiza, anualmente o Festival de Bandas de Música da Freguesia de Alcoentre, no 3º. Domingo de Outubro e sempre com a presença de 4 Bandas.

   Presentemente, conta com 28 elementos, cujas idades variam entre os 10 e 40 anos e temos desde o início de 2004, em funcionamento a Escola de Música que conta com 30 elementos, de modo a garantir uma segura continuidade.Desde Janeiro de 2004, a Banda é dirigida pelo Maestro José António Veloso.

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
Produce by bv@ webte@m 2019