História da Banda

   A Banda de Música da Associação dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre, foi fundada, em Julho de 1886, época em que se generalizou a criação de Sociedades Filarmónicas por todo o País.Segundo informação recolhida por alguns sócios antigos e já falecidos, a Banda teria tido como primeiro impulsionador o Conselheiro Frederico de Gusmão Correia Arouca, grande proprietário e político influente na região e no país, que à sua custa, terá comprado os primeiros instrumentos e fardamentos para os músicos. Surgíu assim, a primeira “ Sociedade Filarmónica Alcoentrense “ dirigida por José Afonso Soares de Aguiar, no entanto, por dificuldades económicas, entre 1920 e 1936 a Filarmónica teve de interromper a sua actividade.

   Com a criação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre, fundada a 08 de Julho de 1936, foi integrada na mesma, passando a denominar-se “ Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre “. A partir de então, e até aos nossos dias, tem-se mantido sempre em atividade, não obstante, as enormes dificuldades sentidas por todas as colectividades nos últimos dois anos em que vivemos numa pandemia global. 

No entanto destacamos a participação em vários Festivais de Música, nomeadamente, o Festival Convívio de Música de Sines (1983), Festival E.D.P. de Bandas de Música (1984), 3º Festival Civis em Lagos (1985), Festival de Bandas de Música Civis em Lagos (1991), Festival de Bandas de Música Civis em Oeiras (1997), Festival de Bandas de Música em Aljezur (2000), em 2001/2002 Intercâmbio  com a Banda Filarmónica Calhetense da Ilha Açoreana do Pico, Festival de Bandas de Música da Cidade do Porto (2003) bem como, esteve presente nos Encontros Anuais de Bandas de Música do Concelho de Azambuja. Organiza, anualmente o Festival de Bandas de Músiica da Freguesia de Alcoentre, no 3º Domingo de Outubro e sempre com a presença de 4 Bandas.

Desde Novembro de 2021, a Banda e a Escola de Música são dirigidas pelo Maestro Rolando Ferreira. Demos ínicio nessa data, a um novo projeto que passou não só pela reestruturação da atividade musical da própria Banda como também, da reorganização da Escola d Música com atividades para a captação de novos alunos, contratação de novos professores e reorganização dos horários das aulas.